domingo, 13 de maio de 2007

Modelos de Mediação

Tradicional: Esse modelo tem como fundamento a comunicação, no sentido linear, isto é, os mediados, cada um por vez, expressam verbalmente as suas insatisfações, explicando o conflito, enquanto o outro mediado escuta atentamente. Nesse modelo a preocupação é desenvolver a comunicação entre as partes, buscando a solução do conflito por eles mesmos. Tenta um acordo.

Transformativo: Centra-se na modificação do relacionamento entre as partes. O que importa, mais que a resolução do conflito diretamente, é a mudança comportamental dos litigantes, pois isso gera, indiretamente e a médio prazo, a resolução da problemática sem a participação do Estado. Essa modalidade está preocupada com a função social do instituto. Busca a solução em si.

Circular-narrativa: Tenta desenvolver um espírito negociador nas partes, para que o acordo seja logrado. Se busca a transformação da narrativa, para que a mesma seja efetiva. Foca tanto acordo como a própria relação entre as partes. Tenta um acordo e Busca a solução em si.

Nenhum comentário: